Saiba quais são os materiais elétricos necessários para um imóvel.

Um imóvel contém um sistema elétrico complexo que a maioria dos proprietários não têm total conhecimento. Uma casa nova precisa de materiais elétricos, e casas já usadas precisam de manutenção elétrica de tempos em tempos.

Por isso é necessário, durante uma reforma ou construção, saber sobre esses materiais e suas funções na hora de comprá-los nas lojas de materiais de construção. Assim é possível economizar e saber o que é necessário para as necessidades do imóvel. Pontuando que a iluminação também faz parte da decoração, conforto e segurança dos ambientes.

Materiais elétricos para cada cômodo

É importante pensar nas instalações elétricas para cada cômodo em particular. Na cozinha, por exemplo, é importante que as tomadas sejam de 20 ampères, pois os eletrodomésticos consomem maior energia. E a iluminação nessa parte da casa deve ser mais iluminada.

Nos quartos, normalmente, as tomadas são de 10 ampères e uma luz mais aconchegante, uma opção é usar um dimmer para regular a intensidade, hoje a automação residencial resolve essa questão de forma prática e simples. Ter um interruptor paralelo ajuda na comodidade, pois a mesma luz pode ser acesa e apagada em pontos diferentes.

Para dar um aspecto mais especial na decoração da sala de estar é possível utilizar lustres e luminárias. O dimmer e spots funcionam bem nessa parte da casa, assim como nos quartos. Outra opção é utilizar uma iluminação embutida, caso o acabamento seja feito em gesso.

Para que tudo saia nos conformes e sem dor de cabeça, a ajuda de um profissional é importante, pois o sistema é complexo e a variedade de produtos é enorme e cada residência tem suas particularidades nas estruturas elétricas.

Para ajudar nesse processo é indicado fazer uma lista, junto com o engenheiro, com os materiais elétricos necessários para a obra e reforma. A maioria dos produtos são os mesmo para todos os cômodos, o que diferencia é o tipo de cada um.

Lista de materiais

– Disjuntor serve para proteger a instalação elétrica e os equipamentos, por isso para saber qual o ideal é preciso saber qual é a estrutura da residência, dos aparelhos que serão utilizados e dos cabos que compõem a rede.

– Dispositivo diferencial residual (DDR) obrigatório por norma e fundamental para proteger as pessoas contra choque elétrico. Na prática, quando uma pessoa acidentalmente toca em uma tomada, fio desencapado ou eletrodoméstico que esteja dando choque, o DDR perceberá e imediatamente cortará a energia, evitando o choque elétrico na pessoa.

– Dispositivo Protetor de Surto (DPS) não é obrigatório, mas sim recomendado pelo norma NBR-5410. Ele se encarrega de evitar queima de equipamentos por queda de raios.

– Fios e cabos elétricos vão conduzir a eletricidade com segurança para a casa ou apartamento. Esses cabos estão espalhados pela residência toda, e o seu tamanho e espessura dependem da potência da corrente elétrica dos equipamentos.

– Eletrodutos e tubos protegem a fiação da residência e evitam acidentes como choques e incêndios.

– Interruptor fica em todos os cômodos, é ele o responsável por ligar e desligar a luz. A escolha desse material depende da necessidade de cada um, além de compor também a decoração e estética do ambiente.

– Lâmpada, lustres, luminárias, perfis e fitas led estão presentes na casa toda e existem vários modelos, durabilidade, potência. As de LED são as mais utilizadas atualmente.

– Tomadas é um material que também estará pela casa toda e existe um padrão brasileiro. Elas podem ser de 10 ou 20 ampères.